Conheça métodos simples, mas que podem fazer toda a diferença na sua renda familiar
Sabemos que muitas vezes é difícil deixar as finanças em ordem, pagar as contas da casa e ainda ter um dinheiro reservado para emergências e lazer, por exemplo.
Mas se você possui um objetivo como comprar um carro, uma casa e fazer qualquer outro tipo de investimento, é necessário ter o controle sobre os rendimentos.
E se a organização financeira é um problema para você, então venha conhecer algumas dicas essenciais que vão te ajudar a colocar o seu orçamento nos trilhos.
4 dicas de organização financeira
Planilhas: sem dúvidas é o meio mais tradicional de controle de gastos. Aqui você anotará todos os seus gastos e todos os seus ganhos. No final do mês você terá uma noção de como o seu dinheiro está usando e ficará mais fácil cortar custos desnecessários.
Método 50, 30, 20: com essa estratégia você vai dividir a sua renda mensal em três partes para conseguir equilibrar todos os seus gastos.
Funciona assim: 50% será destinado para gastos essenciais como aluguel, conta de água e de luz, por exemplo.
30% é o valor que você irá poupar para suas emergências. E 20% são referentes a gastos não essenciais como TV por assinatura entre outros.
Negocie suas dívidas: verifique se há a possibilidade de parcelar aquela conta em atraso ou renegociar o valor. Priorize as dívidas que possuem o juros maior, assim você evita o aumento desses custos futuramente.
Mantenha sua organização financeira: depois que conseguir sair do vermelho é hora de manter o equilíbrio das finanças. Continue anotando os seus gastos e não comprometa todo o seu salário com custos desnecessários.
Você já pode começar a colocar essas dicas em prática hoje mesmo e quem sabe já iniciar 2022 com as finanças em dia.
Acesse o nosso blog e confira mais conteúdos como este.