Comprar ou não comprar? Te ensinamos a escolher as melhores ofertas de Black Friday
A temporada de compras está oficialmente aberta. Chegaram as ofertas de Black Friday e com elas, o apelo para a compra rápida, que pode levar a péssimas decisões.
Primeiro de tudo, é preciso aprender a identificar uma boa oferta. Ainda existem algumas lojas que usam da Black Friday para vender tudo pela “metade do dobro”, ou seja, fique de olho e confira se a oferta é verdadeira ou só uma isca.
Outra dica muito importante está nos golpes. Existem muitos deles. Sites falsos que imitam as grandes lojas e preços muito baixos são a receita para atrair compradores distraídos. Para saber se o site é confiável, verifique se ao lado esquerdo do endereço web tem um cadeado. Ele sinaliza que esse site é seguro para compra.
Pesquise o nome da empresa na web em sites como o reclame aqui. Se a empresa não responde ou não tem interesse em manter uma boa imagem nesse site, é sinal de que vem dor de cabeça por aí.
Produto adicionado ao carrinho, site confiável, só pagar e esperar chegar, certo? Errado! Antes de digitar os dados do cartão, emitir o boleto ou pagar via PIX, é essencial que você confira se o valor da compra não ficou mais alto no carrinho. Essa é uma tática comum para levar os consumidores a pagar mais caro do que o valor anunciado.
Recomendamos também que fique de olho em prazos de frete abusivos. Apesar de não ser uma tática que tem o objetivo de lesar os consumidores, um prazo grande para a entrega pode frustrar os seus planos de consumir o produto adquirido no tempo em que deseja.
Quais são as melhores ofertas de Black Friday?
Após alguns anos de Black Friday, ficou mais fácil identificar alguns itens que realmente valem a pena o seu investimento nessa grande temporada de descontos. Nós selecionamos aqui e te mostramos cada um deles:
Smartphones: Apareceram no ano passado como um dos itens mais comprados impulsivamente por promoções encontradas na temporada. Vale a pena ficar de olho e ver se os bons descontos se repetirão neste ano.
Vestuário: Uma pesquisa aponta que a tendência é que muitas pessoas invistam em vestuário nessa Black Friday.
Eletrodomésticos: Terão, possivelmente, descontos bem atrativos. Pode ser uma boa oportunidade para adquirir uma geladeira nova, um fogão ou até mesmo um aspirador robô.
Imóveis: Pode até parecer difícil de acreditar, mas a Black Friday é uma excelente oportunidade para realizar o sonho do primeiro apê, ou da casa própria. Construtoras aproveitam este momento para trazer ofertas atrativas e benefícios exclusivos que realmente valem a pena. Por exemplo, é possível adquirir o seu imóvel dos sonhos com até R$20mil de desconto, sabia? Uma bela economia!
Além disso, aqui na Coevo também oferecemos para alguns imóveis toda a documentação grátis. Ainda mais economia para realizar o sonho de sair do aluguel!
Como saber se o desconto é real?
A única alternativa é comparar entre outros sites e acompanhar o preço do produto algumas semanas antes da Black Friday. Para facilitar a sua busca, você pode usar sites como o Zoom e Buscapé que fazem um comparativo de valores entre diversas lojas online de acordo com o produto que você busca. Vale a pena ficar de olho!
Direitos do consumidor
O golpe tá aí e não cai quem quer. Mesmo sendo veterano da internet, é possível que você seja vítima da má fé de alguns.
Um exemplo prático é o frete: não é porque você adquiriu um produto na promoção que a empresa pode atrasar a entrega. O prazo faz parte da oferta que você aproveitou, e caso ele não seja respeitado, você pode cancelar a compra ou pedir abatimento de parte do valor pago.
Outro problema muito conhecido é o da venda casada, ou seja, exigir que para um produto seja comprado, outro também seja levado. Muito comum na compra de celulares onde tentam atrelar seguros e etc. Você tem total direito de adquirir apenas um produto.
A troca é também um motivo frequente de reclamações. Sempre que a compra não for feita presencial, ou seja, você adquiriu um produto por site, telefone ou programa de TV, tem direito a devolver ou trocar o produto passados até 7 dias corridos da compra. O produto precisa estar novo, em perfeito estado. Esse artigo serve para proteger os consumidores de receber uma mercadoria diferente ou de qualidade inferior e ser obrigado a mantê-lo.
E em casos de mercadoria com defeito? Bom, este é outro ponto que vale a atenção. A partir do momento em que o chamado “vício” é constatado, a empresa tem até 30 dias para corrigir o problema. Porém, se a empresa após este prazo não entregar o produto arrumado, o consumidor tem direito de escolher uma entre três alternativas:
- Trocar pelo mesmo produto, sem pagar qualquer valor a mais;
- A devolução do valor total pago;
- O abatimento proporcional do preço para aquisição de outro produto.
E você, já sabe que ofertas de Black Friday vai aproveitar?