Vamos te ajudar a acabar com todas as suas dúvidas na hora de financiar o seu imóvel, confira
Siglas, documentos, simulações, plantas… são tantas coisas para se pensar e descobrir na hora de comprar o seu imóvel que o resultado não poderia ser outro: uma chuva de dúvidas na hora de financiar o seu imóvel.
E já começamos com uma boa notícia: você não está sozinho nessa e não tem a obrigação de chegar já sabendo de tudo. Inclusive, os corretores é quem tem esse papel de explicar e esclarecer tudo para você assinar a documentação da compra sem qualquer dúvida.
Depois de tantos anos de mercado, percebemos que existem vários questionamentos comuns que sempre recebemos, por isso fizemos este artigo. Sem mais demoras, vamos começar!
O banco vai analisar minha vida financeira?
Sim, o financiamento imobiliário é como um empréstimo, mas de longo período e muito mais arriscado, afinal a instituição vai emprestar uma soma grande de dinheiro para você pagar em até 420 meses. Por isso uma análise cuidadosa de como você lida com as contas no dia a dia é necessária.
Qualquer pessoa pode fazer um financiamento imobiliário?
Sim, mas com atenção a alguns critérios. Por exemplo: você precisa ter um certo valor de entrada para pagar (a partir de 30%), não pode ter restrições em seu nome, precisa ter renda compatível com o valor do imóvel, a parcela não pode superar 30% do seu ganho mensal, e por aí vai. Então se por um acaso sua análise for recusada na primeira tentativa, pergunte ao corretor o que pode fazer para tentar novamente alguns meses depois.
Posso usar meu saldo de FGTS?
Sim, contanto que você tenha no mínimo 5 anos trabalhados registrados em sua carteira. O valor pode ser dado como parte da entrada ou para amortizar parte do saldo total da dívida antes de financiar. O saldo também pode ser usado de tempos em tempos para pagar um valor maior e reduzir o tempo de financiamento ou valor das parcelas a serem pagas.
Posso financiar 100% do valor do imóvel?
Não. Atualmente é preciso que seja dado um valor mínimo de entrada pois o limite de financiamento é de 80% podendo, em alguns casos SBPE, chegar até 90%. Tudo depende do seu perfil e da análise que o banco fará.
Autônomo pode financiar?
Sim! A diferença entre um autônomo e um trabalhador com carteira registrada está na forma de comprovar os ganhos. O trabalhador CLT apresentará cópias da carteira de trabalho e holerites, já o autônomo pode apresentar extratos bancários de um determinado período solicitado ou a declaração de imposto de renda. O importante nesta etapa é comprovar que você tem uma renda capaz de pagar o valor estipulado na simulação.
Tenho restrição no meu nome, posso financiar?
Infelizmente não. Se você deseja financiar um imóvel, é preciso que se organize financeiramente e quite ou negocie suas dívidas, melhorando seu score e sua imagem perante a instituição financeira que dará o crédito.
Pronto, aqui estão as principais dúvidas que recebemos quando falamos em financiamento imobiliário. Mas se você ainda tem qualquer pergunta que ficou sem resposta, fale com um de nossos corretores. Teremos prazer em te atender, responder a qualquer pergunta e apresentar os empreendimentos Coevo para você!